Em menos de 24 horas, após ter sido rejeitada a cassação do mandato parlamentar da vereadora Marli Vale do PSDB pela suposta prática de esquema de rachadinhas, a justiça decretou novamente, no fim da tarde desta terça-feira (17/10), o seu afastamento do mandato pelo prazo de mais 90 dias.

Em reunião extraordinária na segunda-feira (16), os vereadores que compõem a base do governo municipal, José Miguel, Carlos Henrique Kaká, Jane Rosa, Sargento Martins, Dr. André, Ildeu Lopes e Marcinho do Liberdade, de forma orquestrada nos discursos, formaram maioria para rejeição do pedido de cassação da comissão processante, tendo ainda o voto do presidente da casa, César Antônio de Soné.
Na quarta-feira (11/10), véspera de feriado, a 2ª Promotoria de Justiça do Ministério Público da Comarca de Matozinhos, já havia pedido em regime de urgência à justiça, a prorrogação do afastamento cautelar da vereadora Marli Vale (PSDB), sendo atendido nesta terça-feira (17/10), último dia do término do prazo do primeiro afastamento.
O vereador Julhão da Bicicleta (PSDB), suplente da vereadora, continuará cumprindo o mandato na Câmara Municipal pelo menos até o vencimento desse prazo.
Decisão
Na decisão, o Juiz de Direito, Otávio Batista Lomônaco, da 1ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Penais da Comarca de Matozinhos, escreveu que:
“Compulsando os autos, constato que permanecem inalterados os motivos que ensejaram o deferimento da medida de afastamento da ré Marli Vale do mandato de vereadora, isto porque, a vítima do suposto esquema de “rachadinhas” continua trabalhando na Câmara Municipal, de modo que, o retorno da ré às suas atividades no mesmo local em que a vítima trabalha poderá vir a intimidar esta última, interferindo na apuração dos fatos e na instrução processual”.
O juiz ainda considerou as provas em áudio que foi anexado ao processo: “A corroborar os indícios de prática do ato de improbidade, encontram-se os novos documentos apresentados pelo MP em que constam áudios enviados à vítima pelos requeridos, denotando, a princípio, a ocorrência do esquema de “rachadinhas”.
Da redação