O modo de fazer queijo minas artesanal, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em dezembro de 2024, agora está registrado no livro “Queijo Minas Artesanal – Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco”. O lançamento oficial da obra ocorreu nesta terça-feira (15), segundo dia da World Travel Marketing Latin America (WTM), em São Paulo.
O livro foi escrito pelo historiador Roger Alves Vieira – que coordenou o processo de candidatura junto à Unesco em 2022 – e com reportagem do jornalista Marcelo Freitas e coordenação de Leida Reis.
O livro detalha a luta dos produtores e das associações regionais para manter viva a tradição, mesmo diante dos desafios impostos por regulamentações que quase extinguiram a produção artesanal no final do século 20.
Para o secretário de Cultura e Turismo de Minas, Leônidas Oliveira, o livro reforça a importância do reconhecimento do queijo minas com patrimônio da humanidade. “Vamos distribuir em todos os hotéis e pousadas das regiões turísticas de Minas Gerais, para a pessoa que venha a Minas Gerais possa folhear o livro e conhecer um pouco da nossa história. É muito importante a cultura em Minas estar forte e mostrar a história dos nossos produtos, a nossa história enquanto mineiridade, a história da nossa gente, da nossa arte, da nossa arquitetura”, disse.
Leia também:
O reconhecimento do QMA pela Unesco foi resultado de um esforço conjunto da Associação Mineira de Produtores de Queijo Artesanal (Amiqueijo) e do governo estadual. Além de promover a valorização cultural do queijo, das comunidades e dos territórios que o produzem, impulsiona as economias locais, abrindo portas para a comercialização internacional e gerando benefícios para centenas de famílias mineiras que mantêm a tradição do queijo artesanal viva em suas fazendas.
Minas Gerais está com um estande completo na WTM, que termina nesta quarta-feira (16). Além de informações e novidades sobre o turismo no estado, o visitante acompanha a preparação das receitas e, é claro, prova as delícias.
WTM
Profissionais de todas as áreas participam do evento, como agências de turismo, operadoras de viagens, acomodações, transportes, cruzeiros, produtos de luxo e tecnologia, entre outros.