O período chuvoso mal começou e a dengue já está em evidência em Matozinhos. Todo mundo sabe que tempo quente e calor favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti e, por consequência, casos da doença começam a surgir.
A Subsecretaria de Vigilância em Saúde faz o alerta para o aumento do número de casos na cidade. Além disso, a UPA de Matozinhos tem recebido diversos pacientes com diagnóstico típico de dengue, ocasionando inclusive, a superlotação da unidade. De acordo com o Responsável Técnico de Enfermagem da UPA Ciro Saul Garcia houve o registro de três casos preocupantes, entre crianças e adultos, nos últimos dias.
Dengue é um problema de saúde pública que enfrentamos todos os anos, principalmente, nesta época do ano onde são registrados os maiores índices da doença. A conscientização e apoio popular são fundamentais para o combate ao mosquito.
É válido lembrar que, o período chuvoso impossibilita as ações de bloqueio da Vigilância Sanitária. Mas o cuidado deve ser contínuo, mantendo quintais limpos e, em qualquer ambiente, seja em casa ou no trabalho, evite recipientes que possam acumular água e se transformem em criadouros, como vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo, em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.