Nattan, de 24 anos, recebeu apoio de vários famosos, além de fãs, após anunciar pausa na carreira para cuidar da saúde. O cantor, do hit “Tem Cabaré essa Noite”, foi diagnosticado há três meses com a bactéria H. pylori e, devido aos fortes medicamentos tomados, ele começou a ter refluxos e teve as cordas vocais prejudicadas.
Joelma, que teve três derrames oculares e já sofreu uma parada cardíaca após ser contrair Covid-19 sete vezes, manifestou apoio ao cantor. “Meu amigo, saúde em primeiro lugar. Pare, se cuide e fique o tempo que precisar. Seus fãs estarão aqui te esperando e você vai voltar melhor ainda! Deus te abençoe! Feliz ano novo!”, escreveu.
O ator Silvero Pereira comentou: “Você é gigante e muito batalhador”. Já David Brasil postou: “Vai voltar melhor ainda… Amém? Te amamos.”
Dennis DJ, Manoel Gomes, Dilsinho e Pabllo Vittar também se manifestaram. “Se cuida mozão”, disse Pabllo. “As adversidades acontecem assim, nos momentos mais ‘importantes’, essa é a hora que você se apega ainda mais em Deus e sai mais gigante do que entrou nessa. Saúde irmão”, afirmou Dilsinho.
‘Muito doloroso’
Nattan se pronunciou em vídeo e trouxe mais detalhes do seu quadro. “Comecei esse tratamento muito intensivo com antibióticos muito fortes. Catorze dias de remédios. E, esses remédios, me deram muito refluxo, e o que eu tomava para refluxo, não conseguia administrar com os antibióticos da H. Pylori. Isso me causou bastante edema nas minhas cordas vocais. Esse é um dos elos dessa corrente, uma das causas e eu acabei me prejudicando em vários momentos em shows”, explica.
Segundo Nattan, ele chegava bem aos shows, mas, após cerca de 20 a 30 minutos, sua voz sumia completamente. “Não conseguia cantar, não conseguia voltar… 00h15 eu cantando e 00h16 eu sem a voz. É inexplicável, a gente se assustou e não sabia o que estava causando isso”, disse.
O cantor disse não saber totalmente o que tem causado a perda da voz, mas o refluxo é um dos motivos. “É muito doloroso para um cantor, querer cantar e se expressar e não conseguir”, confessa. “Esse é um momento de parar, de me cuidar, de se juntar com as pessoas que estão me acompanhando pra ver realmente qual tratamento fazer. Quero voltar pra vocês 100%”, completou.
H. Pylori
De acordo com o Hospital Albert Einstein, a Helicobacter pylori – H. Pylori – “é uma bactéria que tem um apreço especial pelo sistema gastrointestinal dos humanos, ou seja, dando preferência ao alojamento em órgãos como o estômago e o intestino”.
Sobre o contágio, não se sabe completamente como isso ocorre. Porém, acredita-se que “isso aconteça por meio de contato direto (como com a saliva de pessoas que já tenham a bactéria) ou até mesmo por meio da qualidade da alimentação.”
A infecção pode não se manifestar em todos os indivíduos e permanecer assintomática por muitos anos. Porém, se os sintomas aparecerem, eles podem ocasionar a “degradação das mucosas intestinais e estomacais”.
Dentre os sintomas de H. Pylori estão:
- Dor estomacal ou intestinal;
- Sensação de queimação na barriga;
- Diminuição do apetite;
- Emagrecimento progressivo;
- Enjoo e vômito;
- Sensação de estufamento;
- Presença de arrotos frequentes;
- Fezes com a presença de sangue.