O governo federal deu início, nesta quarta-feira (12), às obras de implantação, pavimentação e restauração de um trecho de 57,41 quilômetros da BR-135, entre os municípios de Manga e Itacarambi, em Minas Gerais. O investimento total é de aproximadamente R$ 260,2 milhões, financiado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).
A ordem de serviço foi assinada durante a manhã pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, e pelo diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabricio de Oliveira Galvão.
Com isso, as empresas contratadas pelo DNIT já estão mobilizadas para o início dos trabalhos, que incluem a pavimentação e ampliação da capacidade do trecho entre o km 82 e o km 139,41. O projeto também prevê a construção de uma ponte sobre o rio Itacarambi.
Ao fim das obras, a previsão é que toda a extensão da BR-135 em Minas Gerais estará pavimentada. A expectativa é que as intervenções reduzam os custos de transporte e facilitem o escoamento da produção agropecuária da região, especialmente de gado e algodão.
A BR-135 é um corredor rodoviário de aproximadamente 2,5 mil quilômetros, ligando São Luís, no Maranhão, a Belo Horizonte, em Minas Gerais. A rodovia atravessa mais de sessenta municípios e tem papel estratégico no escoamento da produção agropecuária do norte de Minas e da região do conhecida como Matopiba — Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia — até o Porto do Itaqui, facilitando a conexão entre o Nordeste e o Sudeste do país.