A diretoria de base do Fortaleza fechou acordo com a Academia de Futebol da Angola, organização fundada em 2013 pelo ex-presidente do país, José Eduardo Dos Santos. O objetivo é o mapeamento e intercâmbio de atletas e o entendimento dos processos metodológicos, como treinamentos e análise de desempenho.
Entre os dias 28 de novembro e 3 de dezembro de 2023, o gerente geral das categorias de base do Leão, Erisson Matias, esteve no continente africano para realizar a visita.
Ele foi recebido pelo diretor executivo da Academia, Luís Garrido, brasileiro que é o responsável pela gestão da AFA há dez anos, e pelo diretor técnico Antônio Cortês, espanhol que é o responsável pela condução metodológica da organização.
“O objetivo é trazer atletas angolanos para testes no Fortaleza, fazer um trâmite de troca técnico científica com a vinda do coordenador técnico e do diretor executivo, Luís Garrido, até o Fortaleza. Eles vão vir agora para o Brasil em 2024 para conhecer de perto o nosso trabalho e nossos atletas. É uma troca muito boa onde também vamos trazer alguns jogadores pra avaliação”, disse Erisson Matias.
Na Angola, Matias teve também encontro com profissionais da Federação Angolana de Futebol e representantes da Fifa que estão no país africano para projetos de desenvolvimento.
O Ceará, rival do Fortaleza, tem projeto semelhante em parceria com Gana. Um desses jogadores, o zagueiro Stanley Boateng, de 18 anos, faz parte do time que está em São Paulo para a disputa da Copinha de 2024.