Se tornou tradição no réveillon a “lista de promessas” que as pessoas fazem com objetivo de mudar seus hábitos/comportamentos para um Ano Novo mais próspero e saudável.
No entanto, constantemente, elas se sobrecarregam com exigências difíceis de serem alcançadas e as metas, logo, se tornam “meras ilusões”.
Para te ajudar nessa tarefa, especialistas indicam a maneira mais fácil de se manter feliz e saudável no próximo ano:
“Não é genética, exercício, dieta, carreira profissional, dinheiro, QI ou fama” que são a receita para uma vida melhor.
De acordo com a renomada médica inglesa Nighat Arif, as relações sociais positivas são o fator mais determinante para manter as pessoas felizes, saudáveis e com uma vida mais longeva.
A doutora, autora do livro “O Conhecimento: Seu guia para a saúde feminina” (traduzido para o português), publicou um vídeo no Tik Tok alertando para a importância das amizades e dos vínculos sociais para o bem estar.
O post é um recado importante para a virada do ano, com o início de novos ciclos e desafios.
Em vez da obsessão pela saúde ou pelo “corpo perfeito”, muitas vezes, é melhor atentar para as companhias que cada um carrega ao seu lado durante a vida.
Comprovação científica
Diversas pesquisas indicam que as relações sociais são essenciais para uma boa saúde física e mental.
As pessoas com fortes laços sociais tendem a viver mais e serem mais felizes em comparação com as outras.
Por exemplo, um estudo publicado na revista The Lancet concluiu que as relações sociais fortes estão relacionadas à redução de 26% no risco de morte prematura.
A pesquisa de 2017 analisou os dados de 1,7 milhão de pessoas, de 100 países diferentes.
Outro estudo, publicado na revista Psychological Science, em 2018, descobriu que os laços sociais tendem a produzir uma resposta imunológica mais eficiente.
A pesquisa identificou que as relações sociais dos pacientes influenciam na produção de anticorpos, que atuam em caso de infecções.
Além disso, um artigo da revista PNAS, publicado em 2020, descobriu que as pessoas com conexões sociais fortes têm menor risco de desenvolver demência.
“Modernidade líquida”
Cultivar boas relações sociais é a melhor maneira para cuidar da sua saúde em 2024.
Para isso, médicos e psicanalistas indicam que as pessoas devem investir tempo e esforço para cultivar relacionamentos fortes e significativos.
Esse fator, aparentemente simples, se torna desafiador no período da “modernidade liquida”, descrita pelo sociólogo Zygmunt Bauman (1925-2017).
Em seu livro “Modernidade líquida” (1999), Bauman propõe que a contemporaneidade é marcada pelo individualismo, relações sociais fluidas e o excesso de consumo, para curar o “vazio existencial”.
Para o autor, o papel das redes sociais é fundamental nesse cenário, onde as conexões humanas podem ser estabelecidas e desfeitas rapidamente, contribuindo para relações sociais efêmeras.
Os meios digitais facilitam as conexões sociais, independentemente de sua localização ou status social. No entanto, apesar de tanta conectividade, a sociedade nunca esteve tão sozinha.
Estudos apontam que a solidão é um problema global que afeta pessoas de todas as idades, raças, etnias e níveis de renda.
As redes sociais tendem a intensificar esse processo através da comparação que os indivíduos fazem com os seguidores, que sempre parecem mais felizes e acompanhados.
Os dados levaram o Japão e o Reino Unido a criarem o Ministério da Solidão para desenvolver políticas públicas para combater o isolamento social, que afeta a saúde da população.
Portanto, viver bem, ao lado das pessoas que ama, é cada dia mais difícil e não se trata de uma “simples escolha”.
Por isso, listamos as principais dicas que especialistas indicam para fortalecer as relações sociais no próximo ano:
- Passe tempo com os amigos e familiares: é importante se dedicar às pessoas que você ama, além das redes sociais. Isso pode ser feito por meio de atividades sociais, como jantares, passeios ou conversas.
- Seja um bom ouvinte: se faça presente e preste atenção no que os outros estão dizendo. Participe ativamente das conversas, ao invés de ficar no celular. Isso pode mudar não só a sua realidade, como a do seu compnaheiro.
- Ofereça apoio aos outros: seja um amigo em quem as pessoas podem confiar. Esteja lá quando eles mais precisam. Isso é inesquecível!
- Seja otimista: uma atitude positiva pode tornar as interações sociais mais agradáveis e gratificantes.
- Atividades sociais: Participar de eventos sociais é uma ótima maneira de conhecer pessoas e fazer novos amigos. Procure ficar online na “vida real”, ao invés de na internet.