A cidade de Pompéu teve reconhecimento por parte do Governo Federal de situação de emergência por conta das chuvas que caíram na cidade no mês de abril, em portaria publicada nessa sexta-feira (16). Segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), a prefeitura pode solicitar recursos de Brasília.
A prefeitura da cidade agora pode pedir verbas para compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.
Neste sábado (17) a Caixa Econômica Federal liberou moradores de endereços de afetados pelas chuvas a fazerem saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade, até agosto deste ano. Segundo o banco, o solicitante deve ter saldo em conta, com valor máximo de retirada de R$ 6.220,00. O pedido pode ser feito pelo Aplicativo FGTS.
Chuvas
Moradores do bairro São Francisco, no dia 16 de abril, tiveram que ser retirados de suas casas por conta da cheia do córrego Mato Grosso, que corta a cidade. Não houve vítimas.