As lojas de fogos de artifício da região metropolitana de Belo Horizonte recebem muitos clientes nesses últimos dias antes da virada. O movimento, segundo lojistas, é maior do que o registrado em 2022, crescendo mesmo com a criação de novas leis que impedem a soltura de fogos de artifício com barulhos na capital mineira e em cidades da Grande BH.
Com as novas legislações, ficou permitido o uso de produtos com baixo ruído, que não incomodam idosos e animais, por exemplo. Belo Horizonte e Contagem são algumas das cidades que já adotaram medidas neste sentido.
Eustáquio Gonçalves, dono de uma loja de fogos de artifício na Avenida Bias Fortes, no Centro de Belo Horizonte, conta que as vendas estão boas. A mudança tem gerado muitas dúvidas nos clientes, mas, segundo Eustáquio, a equipe da loja está preparada para ajudá-los na hora de escolher o produto ideal.
‘Os fogos coloridos, com estampidos, não estão proibidos. Estamos montados kits com vários tamanhos, cores e formatos dentro da nova legislação. A gente aconselha sempre o pessoal a procurar nas lojas os produtos com os selos de baixo ruído.’
Élcio Gonçalves, dono de uma outra loja de fogos de artifício em Contagem, na Grande BH, afirma que as vendas aumentaram 30% em relação ao ano passado. O empresário afirma que é possível fazer uma bela festa no Réveillon sem incomodar nenhuma pessoa ou animal.
‘É só seguir a lei e usar os fogos com menos barulho. Não dá pra falar que é 100% sem barulho, mas é um estampido que não incomoda.’
Belo Horizonte terá, neste fim de semana, o segundo Réveillon com a lei em vigor. A multa para soltar fogos com barulho chega a R$ 20 mil. Em Contagem, a lei foi aprovada no final de novembro, e também prevê uma multa máxima de R$ 20 mil.
Siga o canal da Itatiaia no WhatsApp. Clique aqui e faça parte!