O transporte público de Belo Horizonte se tornou um dos assuntos mais comentados do X (antigo Twitter) nos últimos dias. Mas se engana quem pensa que o motivo é apenas o reajuste da passagem. Os internautas de BH criaram uma espécie de investigação para encontrar um ônibus específico dentre os quase 3 mil veículos que operam na capital mineira.
O ônibus em questão é o terceiro dos 420 novos veículos recebidos pela prefeitura em 2023. A frota foi comprada pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH) e cada um dos ônibus recebeu um número na traseira, revelando sua posição entre os 420 veículos zero quilômetros.
Tudo começou no dia 26 de dezembro, quando o perfil do PodÔnibus, um podcast sobre ‘decepções amorosas’, criou um álbum de figurinhas no X (antigo Twitter) para reunir fotos dos 420 novos ônibus. Porém, algo chamou a atenção dos internautas: o ônibus 3 raramente era visto.
ALBUM DE FIGURINHAS DA BH BUS 2023
aqui está o número 1. viu algum ônibus com a numeração diferente? cola ele aqui até a gente achar os 420. pic.twitter.com/DOB8V5Ym7d
— Pod Ônibus (@podonibus) December 26, 2023
Foi aí que começou a caçada, que, segundo Thiago Daniel (dono do perfil), atraiu moradores até de outros estados. Foram milhares de comentários especulando o paradeiro do veículo, inclusive com a postagem de montagens, o que mostra que nem uma brincadeira nas redes sociais está imune às fake news. A thread (fio de posts) no X já conta com 88 mil curtidas e 2 mil comentários.
O mistério finalmente foi solucionado na tarde desta quinta (28) pelo perfil oficial da Prefeitura de Belo Horizonte. Segundo a PBH, o veículo se envolveu em um ‘pequeno incidente’, mas passa por manutenção e deve ser liberado em breve.
Agora, com o mistério finalmente solucionado, o dono do PodÔnibus se prepara para finalizar o ‘álbum de figurinhas’ dos novos ônibus de Belo Horizonte e divulgá-los nas redes sociais. Ele inclusive mandou para a Itatiaia uma foto do ônibus nº 3 em fase final de manutenção. Confira:
Siga o canal da Itatiaia no WhatsApp. Clique aqui e faça parte!