Políticos mineiros marcarão presença no protesto convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), neste domingo (16), em Copacabana. Nikolas Ferreira, Bruno Engler e Cleitinho Azevedo são presenças confirmadas no ato do Rio de Janeiro.
O protesto, segundo a organização, é em defesa da ‘liberdade de expressão’ no Brasil, será realizado a partir das 10h e reunirá apoiadores.
Bolsonaro, atualmente inelegível e réu no STF por tentativa de golpe de Estado, estima que cerca de um milhão de pessoas compareçam ao evento.
Confira os mineiros confirmados no ato:
Nikolas Ferreira (PL)
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL) é um dos nomes confirmados no ato. Mesmo com as desavenças públicas recentes que teve com o ex-presidente – em que os dois discordaram sobre a organização – o federal queria a realização de número maior de manifestações no país, enquanto o lado do ex-presidente defendeu o protesto concentrado no Rio – os dois estarão no mesmo palco neste domingo.
Cleitinho (Republicanos)
O senador Cleitinho também está confirmado no protesto. Cortejado por vários partidos da direita para as eleições para o governo de Minas em 2026, o parlamentar é apoiador do ex-presidente.
Bruno Engler (PL)
O deputado estadual Bruno Engler também estará no Rio de Janeiro neste domingo. O parlamentar foi apoiado por Bolsonaro quando concorreu como candidato do Partido Liberal à Prefeitura de Belo Horizonte nas eleições de 2024.
Vile e Pablo Almeida (PL)
Nomes da política de Belo Horizonte também devem marcar presença no ato de Bolsonaro. Vile é ex-assessor de Bruno Engler e foi eleito para a Câmara Municipal no ano passado. Pablo Almeida, vereador mais votado da história de Belo Horizonte – e também eleito no pleito de 2024, é outro nome que pode comparecer.