• Home
  • Geral
  • Esporte
  • Larcamón se despede do México antes de se apresentar ao Cruzeiro

Larcamón se despede do México antes de se apresentar ao Cruzeiro

Novo técnico do Cruzeiro, o argentino Nicolás Larcamón se despediu do México neste domingo (31). O treinador estava na América Central desde 2021, e trabalhou em dois clubes locais, o Puebla (2021 e 2022) e León (2023). A despedida acontece antes da apresentação do comandante na Toca II, para o início da pré-temporada.

“2023 foi um enorme privilégio. Eternamente agradecido com todo méxico por estes três anos espetaculares. Para sempre no meu coração”, publicou Larcamón, em sua conta particular no Instagram.

Torcedores do Cruzeiro invadiram a publicação e mandaram mensagens de boas-vindas ao treinador. Nicolás Larcamón é aguardado em Belo Horizonte nos próximos dias para abrir a pré-temporada no centro de treinamento celeste.

Larcamón no Cruzeiro

O Cruzeiro anunciou a contratação do técnico Nicolás Larcamón no dia 20 de dezembro. Entretanto, antes de confirmar a chegada do novo treinador, a diretoria do clube fez uma sabatina de entrevistas e análises com o argentino.

Não é novidade que o departamento de futebol celeste realiza um processo de seleção com os profissionais. No entanto, dentro desse protocolo, o diretor de futebol Pedro Martins revelou a existência de pactos entre o clube e o treinador contratado.

“Você tem que estudar primeiro o método, a forma de trabalho do profissional, conhecê-lo do aspecto pessoal, tirar o máximo de informação sobre o ser humano que você está trazendo para liderar sua organização. E, além disso, fazer alguns pactos antes da contratação”, comentou Pedro Martins, diretor de futebol do Cruzeiro, em entrevista ao Footure.

O dirigente explicou ponto a ponto o que seria esse pacto. “Que tipo de pacto que vai se estabelecer com esse profissional, para que se respeite o projeto desportivo, para que se respeita à cultura interna. Ou ele mesmo colocar pontos que são inegociáveis para ele. Tem que ter esse pacto, para que você diminua o número de surpresas, e essas surpresas não gerem instabilidade no ambiente”, explicou.

Nicolás Larcamón assinou com o Cruzeiro até 2025. O argentino teve passagens pelo futebol venezuelano (Deportivo Anzoátegui), chileno (Deportes Antofagasta) e mexicano (Puebla e León).

Grande trabalho em quatro temporadas no México

Após passagens por Puebla e León, Larcamón se tornou o técnico-sensação do futebol mexicano pela forma de jogar de suas equipes. Se existe no Brasil o termo “Dinizismo” para se referir a Fernando Diniz, do Fluminense e da Seleção, no México o estilo do argentino é conhecido como “Larcamonismo”.

Fã dos argentinos Alejandro Sabella, Marcelo Bielsa e Marcelo Gallardo, Larcamón abandonou o curso de arquitetura para se dedicar ao sonho de se transformar em treinador de futebol. A carreira começou nas divisões inferiores dos modestos Nueva Chicago, Los Andes e Banfield.

Experiências na Venezuela e no Chile

A primeira oportunidade em um time profissional foi em 2016, aos 33 anos de idade, no Anzoátegui, da Venezuela. Depois de duas temporadas, o argentino migrou para o futebol chileno e dirigiu Antofagasta, Huachipato (onde dirigiu Soteldo) e Curicó Unido. Os trabalhos consistentes chamaram a atenção do treinador mexicano Jaime Lozano, que o indicou ao Puebla em 2020.

No México, a carreira do jovem treinador argentino aflorou de vez. Em seu primeiro torneio à frente do Puebla, em 2020, conseguiu levar o clube à semifinal, o que não ocorria no clube desde 2009. Mais que resultados, foi a qualidade do futebol que chamou a atenção de torcedores e da mídia.

“La Franja (apelido do Puebla) se converteu em um dos times protagonistas do futebol mexicano desde a chegada de Nicolás Larcamón ao banco devido ao impacto do técnico argentino”, definiu o portal ESPN, do México.

O portal VAR Deportivo chegou a defini-lo como “especialista a trabalhar em clubes com orçamentos pequenos e médios, o que não é pouca coisa quando o dinheiro cada vez mais determina os times que serão protagonistas”.

Duelos com Paulo Pezzolano

No Puebla, Larcamón teve dois duelos com um velho conhecido da torcida do Cruzeiro: Paulo Pezzolano, então comandante do Pachuca, outro clube de investimento mais modesto. No primeiro, o argentino levou a melhor e venceu por 3 a 1. No segundo, o uruguaio deu o troco e triunfou por 2 a 1.

Depois do trabalho de dois anos no Puebla, onde ganhou prestígio no México, Larcamón foi especulado no gigante América do México, mas assumiu o Léon, da cidade de mesmo nome. Foi no clube esmeraldino que conquistou o inédito título da Liga dos Campeões da Concacaf.

O título continental, o maior da história do Léon, credenciou o clube a estrear no Mundial de Clubes da Fifa este ano. A eliminação para o Urawa Reds do Japão resultou na queda de Larcamón.

Números gerais da carreira de Nicolás Larcamón

282 jogos na carreira

113 vitórias

88 empates

81 derrotas

376 gols marcados e 325 sofridos

50,47% de aproveitamento em números gerais da carreira

Clubes da carreira

León-MEX (2022 a 2023)

Puebla-MEX (2020 até 2022)

Curicó Unido-CHI (2020)

Huachipato-CHI (2018 e 2019)

Antofagasta-CHI (2018)

Anzoátegui-VEN (2016 e 2017)

Características do trabalho de Nicolás Larcamón

Futebol protagonista, com valorização do ataque e da posse de bola

Especialista em trabalhar com elencos de investimento pequeno ou médio

Potencializa as qualidades dos jogadores do elenco

Boa relação com o grupo de trabalho e elenco

Inspiração nos trabalhos de Alejandro Sabella, Marcelo Bielsa e Marcelo Gallardo

Adepto de tecnologia no trabalho

DESTAQUES

Veja Mais

VEJA MAIS

Agressor de estudante de medicina será julgado por tentativa de homicídio nesta quinta (27)

Após oito anos de espera, o suspeito de agredir o então estudante de medicina Henrique…

Prefeito Fuad Noman sofre parada cardiorrespiratória e tem quadro ‘bastante grave’

O prefeito Fuad Noman (PSD), 77 anos, sofreu uma parada cardiorrespiratória nessa terça-feira (25) e…

Aline faz descoberta importante após ser eliminada do BBB 25

Eliminada do BBB 25, Aline descobriu o que rolou durante o polêmico voto no confessionário…