
O prazo para cadastramento dos municípios de adesão as obras do Novo PAC Seleções que estava previsto para terminar nesta sexta-feira, 10/11, por determinação do presidente Lula, foi prorrogado para o próximo domingo, dia 12. Em Matozinhos, o diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) e uma frente popular, cobram da Prefeitura a adesão dos projetos.
Segundo a Casa Civil do Governo Federal, a intenção é que gestores municipais e estaduais consigam finalizar o envio dos documentos necessários para cadastrar as propostas. Até o momento, 25.350 propostas de obras foram cadastradas no sistema, destas 16.636 já foram enviadas e 8.714 têm pendência de documentação. Na primeira etapa de seleção serão R$ 65,4 bilhões e, na segunda, R$ 70,6 bilhões.
Conforme o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a construção de creches lidera o ranking de cadastros efetuados até o momento. Escolas de tempo integral e unidades básicas de saúde estão, respectivamente, em segundo e em terceiro lugar. A lista de obras mais solicitadas segue ainda com pedidos para a construção de equipamento esportivo, transporte escolar e unidades móveis de odontologia.
Matozinhos
Na reunião ordinária da Câmara Municipal da última terça-feira, foi lido pela mesa diretora um ofício enviado pela Frente Popular de Matozinhos pedindo ao legislativo para cobrar do executivo o cadastramento de obras do Novo PAC. O PT local também tem publicado essa cobrança, como também o Conselheiro de Saúde e Coordenador da Frente Popular, Isaías Clemente: “É uma grande oportunidade da cidade receber obras relevantes, sem utilizar o recurso municipal, como nos últimos anos, investindo melhor em políticas públicas para atender a população”, disse.
As últimas obras relevantes realizadas na cidade com recursos do governo federal foram há cerca de 10 anos com a construção do CRAS e CREAS, de lá pra cá, outras foram com recurso do município.
A Prefeitura Municipal não retornou ainda para falar sobre o assunto.
Da redação