Técnico do Fluminense e da Seleção Brasileira, Fernando Diniz foi eleito o quinto melhor técnico do mundo em 2023. O ranking foi feito Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS).
Fernando Diniz teve 33 pontos na eleição da IFFHS. O vencedor foi Pep Guardiola, do Manchester City, com 281. Sob comando do espanhol, o clube inglês conquistou a Premier League, a Champions League e o Mundial de Clubes.
Diniz é o primeiro treinador que não nasceu na Europa que ocupou uma posição entre os sete melhores desde que o ranking foi criado. Veja o ranking dos dez melhores no fim.
O treinador brasileiro conquistou dois títulos na temporada 2023. Sob comando de Diniz, o Fluminense foi campeão carioca e da Copa Libertadores, título inédito na história do clube. Além disso, o Tricolor foi vice-campeão mundial.
Fernando Diniz também assumiu cargo na Seleção Brasileira neste ano. O início de trabalho é conturbado e com resultados ruins nas Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo.
Ranking dos melhores treinadores do mundo
- Pep Guardiola (Manchester City, da Inglaterra) – 281 pontos
- Carlo Ancelotti (Real Madrid, da Espanha) – 56 pontos
- Luciano Spaletti (Napoli, da Itália) – 53 pontos
- Simone Inzaghi (Internazionale, da Itália) – 51 pontos
- Fernando Diniz (Fluminense, do Brasil) – 33 pontos
- Mikel Arteta (Arsenal, da Inglaterra) – 30 pontos
- Xavi (Barcelona, da Espanha) – 26 pontos
- Ange Postecoglou (Celtic, da Escócia, e Tottenham, da Inglaterra) – 12 pontos
- Unai Emery (Aston Villa, da Inglaterra) – 8 pontos
- Jürgen Klopp (Liverpool, da Inglaterra) – 6 pontos