O governo federal decidiu, nesta quinta-feira (4), adiar para o dia 10 de abril a exigência de vistos para a entrada, no Brasil, de turistas dos Estados Unidos, Canadá e Austrália. A nova regra entraria em vigor no próximo dia 10. A decisão de adiar a implementação das regras foi assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
De acordo com um comunicado divulgado pelo governo federal, a prorrogação tem o objetivo de finalizar o processo de efetivação do sistema para garantir uma introdução segura para a medida. E “evitar o início da implementação em período próximo à alta temporada de viagens de fim e início de ano”. O governo quer evitar que eventuais falhas possam impactar no setor do turismo.
Mais cedo, em entrevista à CNN Brasil, o ministro do Turismo, Celso Sabino, defendeu a volta da exigência de apresentação de vistos para turistas dos Estados Unidos, Canadá e Austrália. O ministro disse que a retomada da exigência, depois de 5 anos, atende ao princípio da reciprocidade, uma vez que os brasileiros são obrigados a obter visto para ingressar nesses três países. A retomada da exigência partiu de uma decisão do Itamaraty.