Ao que tudo indica a Esplanada dos Ministérios estará aberta no dia 08 de janeiro, quando será realizado um grande evento conjunto no Congresso Nacional. O ato pela democracia será convocado pelos chefes dos três poderes, mas a idealização é do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A data marcará um ano do atentado contra as instituições democráticas. A comemoração será um recado para mostrar que a democracia venceu. Por enquanto, a programação não prevê que as autoridades atravessem a Praça dos Três Poderes, como fizeram logo depois que os prédios foram atacados. Governadores também estão sendo convidados.
No dia 08, as equipes responsáveis pela restauração dos acervos destruídos entregarão algumas peças restauradas. O plano inicial é retirar o gradio que cerca o Congresso desde a invasão em janeiro passado. A princípio não há previsão de manifestação contrária ao presidente Lula, ao Legislativo ou ao Supremo.
O secretário executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, monitora possíveis ameaças, mas até o momento avalia que não há nada de concreto.
Apesar de as atenções estarem voltadas para o dia 08, o dia primeiro também deve ser um ponto de destaque. No início do ano, o temor era um ataque no dia 1º, na ocasião da posse, quando opositores afirmavam que Lula não subiria a rampa, mas a invasão ocorreu na semana seguinte.