Aconteceu neste domingo (01/10) a eleição unificada para nova composição dos Conselhos Tutelares de todo o Brasil.
Apesar de grande parte das cidades de Minas Gerais terem utilizado urnas eletrônicas para agilizar o processo, outras ainda utilizaram cédulas de papel, o que causou muita fila, demora e transtornos, como em Matozinhos e Pedro Leopoldo.
No entanto, o processo terminou tudo bem, ao contrário da capital, por exemplo, que já tem pedido para anulação por falha do sistema próprio da Prefeitura. Na vizinha Pedro Leopoldo, a apuração só deverá ser retomada na terça-feira devido a quantidade de votos acima do esperado.
Atualização:
A Presidente da Comissão Especial Eleitoral e Mesa de Apuração das Seções de Votação 1 e 2, após um processo eleitoral transparente e democrático, divulgou os resultados do 3º Processo Eleitoral Unificado para Composição do Conselho Tutelar de Matozinhos, conforme registrado em ata que foi lavrada e lida aos presentes, no dia 01 de outubro de 2023, às 20h.
Seções de Votação 1 e 2:
Votos Válidos: 846
Votos em Branco: 05
Votos Nulos: 03
Total de Votos: 854
Resultado da apuração dos votos válidos:
Renata Jorge da Rocha – 222 votos
Josiane Gomes Cardoso – 180 votos
Simone Aparecida Fernandes da Silva de Melo – 136 votos
Viviane Santana da Silva – 92 votos
Emini Cristiana Cardoso Lopes – 78 votos
Su
Kézia Maria do Nascimento Cupertino* – 71 votos
Magna Maria Alves* – 51 votos
Josélia Correa Passos Diniz Pereira* – 16 votos
Total Geral de Votos Válidos: 846
Conforme previsto na Lei Federal 8.069/90, conhecida como Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e na Lei Municipal 2.584/2017, o Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, integrante do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. Ele é encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. O Conselho Tutelar é composto por 5 (cinco) titulares e 5 (cinco) suplentes, sendo esses últimos indicados pelas respectivas colocações na eleição*.
Da redação.