A temporada 2024 começa nesta segunda-feira (8) no Atlético, data da reapresentação dos jogadores e membros da comissão técnica na Cidade do Galo. Após avaliações positivas no encerramento da temporada 2023, o alvinegro quer ir ainda mais longe na nova campanha e se movimenta de forma pontual no mercado da bola.
Até o momento, a única contratação atleticana foi o meia Gustavo Scarpa, que teve passagens de destaque por Palmeiras e Fluminense. Ele estava no Olympiacos-GRE, emprestado pelo Nottingham Forest-ING. O contrato foi assinado até 2027.
A chegada de Scarpa é tida como fundamental para potencializar Hulk e Paulinho, que formaram a principal dupla de ataque do futebol brasileiro em 2023. Somado a isso, o elenco titular do Atlético não sofreu baixas para a nova temporada até então, com destaque para a manutenção de peças importantes do plantel.
Nos últimos meses, foram renovados os contratos dos laterais Mariano, Guilherme Arana e Saravia; além dos zagueiros Lemos e Bruno Fuchs; e o volante Battaglia. Todos eles foram figuras recorrentes na escalação ao longo de 2023 e podem ajudar na rotatividade do time ao longo de 2024.
Por outro lado, apenas três saídas foram confirmadas: o zagueiro Réver (aposentado); o lateral Paulo Henrique (contratado pelo Vasco após empréstimo) e o meia Hyoran (fim de contrato).
Nesta temporada, serão quatro competições no calendário alvinegro: Campeonato Mineiro, Copa do Brasil, Copa Libertadores e a Série A do Campeonato Brasileiro.
A estreia em 2024 será menos de 20 dias após a reapresentação. No dia 24 de janeiro, o Galo enfrentará o Patrocinense, no Estádio Pedro Alves do Nascimento, em Patrocínio, na Região do Alto Paranaíba, pela 1ª rodada do estadual.