A Comissão de Administração Pública da ALMG aprovou, na noite desta terça-feira (18), o parecer de 2º turno favorável ao projeto que cria a Agência Reguladora de Transportes do Estado de Minas Gerais (Artemig). Os deputados deputado Professor Cleiton (PV) e a deputada Beatriz Cerqueira (PT) votaram contra o parecer. Já os deputados deputado Rodrigo Lopes (União) e a Maria Clara Marra (PSDB) defenderam a proposta durante a reunião.
Com a aprovação na APU, o PL está pronto para ser votado, de forma definitiva, nesta quarta-feira (19), no plenário do parlamento mineiro. A votação promete ser marcada por duros embates.
No âmbito da comissão, os parlamentares de oposição fizeram duras críticas ao texto e incluíram dezenas de emendas ao PL, que agora foram aceitas pelo relator, o deputado Adalclever Lopes (PSD).
Durante a votação na comissão, a oposição chegou a se desentender e reclamar da condução do deputado Adalclever Lopes, que também é o presidente da Comissão de Administração Pública. Porém, após várias suspensões dos trabalhos, nos bastidores, os deputados chegaram a um acordo e voltaram a parecer.
Além da Artemig, o projeto também irá criar o Sistema de Infraestrutura de Transportes e Logística (Stlog), que, com as alterações durante a tramitação, passará a ser chamado de Sistema de Infraestrutura de Transportes do Estado (SIT-MG).