A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, anunciou na última sexta-feira (17) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou o envio de alimentos, remédios e itens de primeira necessidade à Faixa de Gaza.
A decisão foi comunicada durante o encerramento do
Fórum Mundial da Alimentação,
Em seu discurso, Janja destacou que milhões de palestinos tentam reconstruir suas vidas após anos de destruição e perdas causadas pelos conflitos na região. “Eles precisam mais do que solidariedade, precisam de ações de apoio, tanto material quanto político, para que o cessar-fogo acordado seja definitivamente cumprido”, afirmou.
A primeira-dama relacionou o agravamento da fome no mundo a dois fatores principais: as mudanças climáticas, que têm provocado secas, enchentes e desastres naturais; e os conflitos armados, que resultam em deslocamentos forçados e dificuldade de acesso a alimentos. “Seja devido ao clima ou às guerras, a desnutrição profunda tem causado a morte de centenas de milhares de pessoas, principalmente de crianças”, disse, citando Palestina e Sudão como exemplos do uso da fome como arma de dominação.
Janja também fez críticas à falta de compromisso dos países mais ricos, que segundo ela, não têm cumprido suas promessas de contribuição para fundos e organismos internacionais. “O corte de recursos para a ajuda humanitária e para o desenvolvimento aprofunda ainda mais o cenário de crise que enfrentamos”, alertou.