Em sua última apresentação em
São Paulo
Gilberto Gil
Preta Gil, que morreu em julho
câncer no intestino
show
despedida
Gil relembrou que, em abril, havia dividido o mesmo palco com Preta, quando cantaram juntos a canção “Drão”, escrita em homenagem à mãe dela, Sandra Gadelha. O momento foi um dos mais marcantes da turnê e ganhou novo significado com a homenagem deste sábado.
Durante a apresentação, o músico mencionou o neto Francisco, integrante da banda Gilsons, e se emocionou ao falar da filha. “Saudosa Pretinha”, disse Gil, recebendo uma calorosa homenagem do público, que respondeu com gritos de “Preta! Preta!”.
Gilberto Gil também refletiu sobre a morte e a espiritualidade, dizendo que a humanidade ainda busca respostas sobre o que há após a vida. E concluiu com uma mensagem tocante: “Pretinha, onde quer que esteja, ou não esteja, já esteve. E no ter estado conosco, estará sempre conosco”.
O momento de emoção deu lugar a outro destaque da noite: a participação especial de Roberto Carlos, que subiu ao palco para cantar “A Paz”, parceria de Gil e João Donato. Em seguida, os dois entoaram o clássico “Além do Horizonte”, encerrando o show em clima de celebração e despedida.