• Home
  • Política
  • Constituição completa 37 anos e já passou por 136 alterações

Constituição completa 37 anos e já passou por 136 alterações

Promulgada há 37 anos, no dia 5 de outubro de 1988, a Constituição Federal já foi alterada 136 vezes, com emendas aprovadas pelo Congresso Nacional.

Para que mudanças possam ser implementadas na Constituição, o Congresso precisa aprovar as chamadas Propostas de Emendas à Constituição, as PECs.Com elas não há necessidade das propostas passarem pela sanção do presidente da República.

Até o próximo ano, o número de emendas feitas na Constituição Cidadã pode aumentar. Na Câmara, há 818 matérias do tipo tramitando e outras 271 propostas estão em análise no Senado.

Novas mudanças à vista

As PECs costumam suscitar intensos debates políticos, dado o impacto significativo que podem provocar se aprovadas. Atualmente, tramita na Câmara dos Deputados a
PEC da Segurança Pública
, encaminhada pelo governo em abril.

Considerada uma das pautas prioritárias do Executivo, a proposta busca promover maior integração entre as diferentes forças policiais do país.

A intenção do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), é votar a matéria até o fim de 2025 na Casa. Ele também mira neste ano avançar com um pacote sobre a reforma administrativa, que incluiu uma PEC ainda a ser protocolada.

Para irem à promulgação, no entanto, as PECs precisam ser aprovadas nas duas Casas. No fim de setembro, o
Senado rejeitou e arquivou uma proposta aprovada na Câmara para aumentar a proteção de parlamentares na Justiça, a chamada PEC da Blindagem.

A rejeição gerou mal-estar entre deputados, que viram uma “traição” na postura dos senadores. Hugo apoiou a proposta e argumentou que a proposta mirava justamente retomar um trecho da Constituição aprovada em 1988 que foi removido por uma emenda em 2001.

Entre 1988 e 2001, vigorou a regra que determinava a necessidade de aval do Congresso, a partir de votação secreta, para a abertura de processos criminais contra parlamentares no STF (Supremo Tribunal Federal). O próprio Congresso, no entanto, aprovou a retirada da norma do texto constitucional em 2001.

(Com Agência CNN)

DESTAQUES

Veja Mais

VEJA MAIS

'Macaco Louco', líder do tráfico de região de BH, é preso no RJ

Rafael Kennedy de Souza estava escondido na Rocinha e tem mais de cinco anos de…

A Fazenda 17: Estratégias e desabafos marcam a madrugada no reality

A madrugada deste domingo (5) foi de intensa movimentação nos bastidores de “A Fazenda 17″.…

Comentaristas analisam mudanças de Sampaoli em derrota do Atlético para o Fluminense

Galo perdeu por 3 a 0 no Maracanã e segue em momento delicado no Campeonato…