O corredor setelagoano Uilia Pires conseguiu, nessa terça-feira (30) confirmar sua inscrição para a Mundial de Maratona Master 2026, que será disputado na África do Sul. Uma vaquinha entre vereadores e servidores da Câmara Municipal de Sete Lagoas viabilizou o valor para pagar a inscrição, em cerca de R$ 1.490,00.
Uilia, que compete na categoria 55×59 anos, conseguiu índice internacional ao conseguir a 34ª colocação geral na Maratona de Porto Alegre, disputada em junho deste ano. Somente dois atletas do Brasil possuem marca para disputar a competição que acontecerá na Cidade do Cabo – o setelagoano é um deles, mas quase ficou de fora.
Após dias tentando junto ao poder público, Uilia foi até a Câmara Municipal fazer o apelo: ao conversar com a vereadora Heloísa Fróis (Novo) e por intermédio do presidente da casa Ivan Luiz (PDT), o atleta subiu na tribuna e falou sobre a urgência. Nisso, os edis tiveram a ideia de fazer uma vaquinha para conseguir amealhar o valor, faltando uma hora antes do encerramento das inscrições.
“Agradeço muitos a todos, pois agiram rápido e solícitos, para que eu possa a ter a oportunidade de representar Sete Lagoas e o Brasil no Mundial. Agora dependo da projeto da logística, que há um tempo de sobra para conseguir”, comenta Uilia, já que a maratona será disputada em 26 de maio.
Antes disso, o corredor irá disputar no próximo dia 2 de novembro a Maratona de Nova Iorque. Sem patrocinadores, ele busca apoio para continuar competindo.