• Home
  • Notícias
  • PBH participa de debate sobre efeitos das mudanças climáticas na saúde e comunidades

PBH participa de debate sobre efeitos das mudanças climáticas na saúde e comunidades

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) participou de encontro que debateu pautas sobre os efeitos das mudanças climáticas na saúde e nas comunidades, além da relação entre variação de temperatura e mortalidade. O evento foi promovido pela WRI Brasil, instituto de pesquisa e implementação de soluções, e realizado no Conservatório de Música da UFMG, no Centro da capital mineira.

A programação do encontro contou com apresentações e oficinas ministradas por gestores e pesquisadores para profissionais da Saúde. A PBH foi representada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Coordenadoria Especial de Mudanças Climáticas. Esse é o oitavo ano em que a prefeitura desenvolve ações de cooperação técnica com o WRI. A parceria foi iniciada em 2018.

O evento em BH teve conversas temáticas sobre calor extremo e saúde urbana, uso e ocupação do solo, soluções baseadas na natureza e infraestrutura verde, engajamento comunitário e comunicação de risco e governança local, com a presença de Ana Paula Marques, da Gerência do Clima (Gclim-SMMA), e de Dany Amaral, da Coordenadoria Especial de Mudanças Climáticas.

As mesas foram seguidas de dinâmicas para mapa de soluções, identificação de barreiras e oportunidades, apresentações por grupo, síntese coletiva e avaliação final.

Elizeth Ferreira Rodrigues, agente comunitária de saúde, elogiou a programação do encontro.

“Achei um tema muito interessante, pois é uma preocupação para nós, que trabalhamos em comunidades. Observamos que o calor afeta muito essas pessoas com problemas respiratórios, principalmente idosos e crianças”, ressaltou.

BH tem sofrido com calor extremo

Segundo a PBH, Belo Horizonte teve 119 dias de calor extremo em 2024. Essa dado pautou apresentações e conversas temáticas no encontro.

Estiveram presentes o subsecretário de Gestão Ambiental e do Clima, Dimi Chaves, e a coordenadora especial de Mudanças Climáticas da PBH, Taiza Pinho.

Eles destacaram a Política Municipal de Enfrentamento à Emergência Climática e o Plano Municipal de Arborização Urbana, além de programas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), como os refúgios climáticos.

WRI e PBH

A WRI atua no Brasil e exterior e trabalha junto da PBH desde 2018, a partir da adesão da capital mineira à iniciativa Cities4Forests.

Posteriormente, o instituto fez estudos de infraestrutura natural na região metropolitana e análise de áreas prioritárias para implementação de soluções baseadas na natureza em BH.

Recentemente, a WRI participou da Semana do Meio Ambiente e da COP das Quebradas, promovida pela SMMA.

DESTAQUES

Veja Mais

VEJA MAIS

Netflix? Entenda referência de Leila para rebater presidente do Flamengo

Presidente do Palmeiras, Leila Pereira rebateu declarações de Luiz Eduardo Baptista, o Bap, mandatário do…

Polícia Civil cumpre em Sete Lagoas mandado contra quadrilha que furta tratores

Foi realizado em Sete Lagoas e mais cinco cidades de Minas Gerais e da Bahia…

MP do IOF: base de governo vai acusar deputados de votarem contra o povo

O que o governo previa, mas ao mesmo tempo temia, aconteceu. A Medida Provisória do…